Marketing de conteúdo: 5 passos para definir sua estratégia
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A presença das empresas no meio digital deixou de ser uma possibilidade para tornar-se uma realidade indispensável atualmente. Segundo o relatório Digital 2021 Reports, 70% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais.
Muito além de entretenimento, as redes sociais também são um forte canal de relacionamento entre marca e consumidores, que ficam cada vez mais exigentes com o que desejam encontrar ao interagir com os perfis que seguem.
Pensando nisso, fica evidente que ter uma presença digital pode ser um dos fatores que contribuem para a decisão de compra do consumidor atual.
E, neste artigo, vamos te apresentar os 5 passos-chave para você começar a sua atuação no on-line e gerar resultados efetivos para a sua marca. O que você vai ver neste texto:
Um breve contexto sobre o Marketing de Conteúdo
Antes de entrarmos nas estratégias, é importante entender um pouco sobre como surgiu o Marketing de Conteúdo. Afinal, essa vai ser a estratégia que vai nortear a sua presença digital.
Basicamente, junto à tecnologia, veio o poder cada vez maior de decisão do consumidor; hoje, ele decide o quê, quando e por onde deseja acessar determinado conteúdo.
Com isso, as pessoas passaram a ter maior controle sobre o que consomem no digital e, por isso, a publicidade tradicional precisou ser repensada para esse novo comportamento do consumidor on-line.
Sendo assim, as marcas devem criar estratégias para entregar além de produtos, serviços e publicidade, é necessário investir, também, na entrega de conteúdo de valor.
Isso significa criar pautas que não direcionem para a venda de imediato, mas sim despertem a curiosidade do potencial consumidor, por meio de temas relacionados ao produto / serviço, ou que resolvam uma necessidade ou um desejo.
Afinal, é entregando conteúdo e informação de valor que a sua marca conseguirá ser uma das “escolhidas” pelo seu público em um ambiente tão dinâmico e concorrido, além de ser entregue organicamente pelos algoritmos digitais.
E assim nasce o Marketing de Conteúdo
Uma estratégia de atração de clientes que usa da criação de conteúdo relevante e útil, em diferentes formatos e adaptados a diferentes plataformas para estimular o engajamento de seu público e, posteriormente, a venda.
Além da maior interação entre marca e consumidor, o Marketing de Conteúdo também traz outros importantes benefícios para a sua marca, entenda:
● Aumenta o tráfego do seu site – um site com muitos acessos e bem rankeado no Google faz com que a sua empresa seja facilmente encontrada pelo mecanismo de busca, o que impacta diretamente no momento de decisão de compra;
● Gera reconhecimento de marca – estabelecer um vínculo positivo com seus consumidores através de uma comunicação bem definida e conteúdos que agregam valor pode ajudar sua marca a ser rapidamente reconhecida e lembrada, o que pode influenciar na opção por ela diante da concorrência;
● Gera leads e aumenta as vendas – empresas que adotam o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia são 4 vezes mais propensas a classificá-la como altamente eficaz que aquelas que não o fazem.
Agora que você já entendeu a importância do Marketing de Conteúdo na sua estratégia de comunicação, confira a seguir algumas dicas que separamos para colocá-lo em prática.
5 PASSOS PARA DEFINIR SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO
1- Defina a persona e o objetivo da sua marca
Antes de mais nada, você precisa saber o motivo por trás de sua estratégia; ele vai te guiar através de tudo que for produzido, e é com base nele que você vai definir os próximos passos.
Após definir o objetivo, é imprescindível determinar a persona da sua marca.
Ela representa o seu consumidor ideal, através de um personagem com nome, idade, profissão, hábitos de consumo; e serve para orientar toda a produção de conteúdo, pois é pensando na persona como seu potencial consumidor que sua marca deve criar a estratégia de comunicação;
2- Faça o funil de vendas da sua estratégia
Objetivo e persona bem definidos? Agora, é preciso criar conteúdo – independentemente do formato – com base no chamado Funil de Conteúdo do Marketing. Imagine a figura de um funil representando o processo da jornada de compra do consumidor.
● No topo é onde encontra-se o conteúdo de atração responsável por atrair novos seguidores para a sua página. Nesta etapa, o conteúdo deve responder a alguma dor ou problema da sua persona.
● No meio do funil é onde ocorre a conversão, ou seja, a transformação de seguidores e potenciais clientes em consumidores. Nesta etapa, o conteúdo deve agregar valor e se relacionar com o público, criando uma conexão e resolvendo um problema ou desejo do seu consumidor.
● Por fim, na parte mais estreita do funil – o fundo – é onde acontece de fato o processo da venda. Nesse momento, seu cliente em potencial já conhece a marca, foi atraído até sua página, se relacionou com seu conteúdo, gerou uma identificação e, agora, se fidelizou. Nesta fase do processo é que você deve criar conteúdos mais diretos, que impulsionem imediatamente à decisão de compra.
3- Escolha os meios de comunicação e o tom de voz
Compreender que diferentes canais possuem diferentes linguagens e atraem diferentes públicos faz toda diferença ao definir sua estratégia.
Por isso, após ter sua persona bem definida, um importante passo é saber quais plataformas – redes sociais, blogs, mídia impressa – terão um resultado mais efetivo sob o que você deseja atingir.
Outro importante parâmetro é o tom de voz, ou seja, a maneira com a qual a sua marca vai se comunicar em todas as plataformas, imaginando que, de fato, esteja falando com as pessoas.
Devem ser estabelecidas características em comum a todos os canais de comunicação para que, independente de onde esteja, seu consumidor saiba que aquele perfil pertence a esta marca.
4- Invista em uma estratégia consistente de SEO
Esta sigla em inglês significa Search Engine Optimization, traduzida como Otimização das Ferramentas de Busca.
É o conjunto de estratégias para melhorar o rankeamento de um site no Google, feito através da seleção das palavras-chave mais utilizadas no seu conteúdo.
Um bom SEO te coloca no topo das buscas e aumenta muito as chances de cliques e visitas no site e nas redes sociais da sua marca.
Algumas boas-práticas em SEO para seguir no seu conteúdo são:
- Uso de palavras-chave que vão ranquear seu conteúdo;
- Bullet-points e conteúdo boa legibilidade;
- Uso de links internos e externos no seu texto
- Criação de uma meta-descrição que puxe o leitor
5- Mensure os resultados
Por fim, tão importante quanto a produção do conteúdo é a mensuração dos resultados, pois é através deles que você vai identificar se a sua comunicação está sendo efetiva e chegando até o público desejado.
Para isso, existem vários indicadores, conhecidos como métricas, que podem ser analisados, como taxa de engajamento nas publicações, número de compartilhamentos, entre outros.
Dica bônus: constância
Um dos grandes segredos da produção de conteúdo é manter a regularidade na frequência de postagem. As redes sociais são impulsionadas pelos algoritmos, e por isso é necessário “lembrar” a eles constantemente que a sua marca existe.
Ao postar constantemente, o algoritmo começa a entregar suas publicações para mais pessoas, e as possibilidades de engajamento aumentam. Com isso, a rede social entende que aquele conteúdo está sendo útil e relevante ao público, e continua entregando cada vez mais.
Conte com a Lusis para crescer no digital.
E aí, gostou da matéria? Se você também quer aplicar o Marketing de Conteúdo à sua estratégia e busca uma agência de comunicação digital especialista no assunto, entre em contato com a gente!

